Estudo Digital AdSpend, feito por IAB Brasil e Kantar Ibope Media, revela ainda que a tela do celular é o principal destino dos anúncios  

Divulgado nesta quarta-feira (24), o Digital AdSpend revelou que o investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023, na comparação com o ano anterior. O estudo, feito em parceria pelo IAB Brasil e a Kantar Ibope Media, mostrou que o segmento atingiu R$ 35 bilhões.

Em 2022, os investimentos totais em mídia digital foram de R$ 32,4 bilhões. No acumulado do setor de 2020 até 2023, o crescimento foi de 47,6% – neste período, o valor investido subiu de R$ 23,7 bilhões para R$ 35 bilhões.

Segundo o monitoramento, a maior parte dos anúncios digitais aparece em dispositivos móveis: 74% são direcionados a esses aparelhos, como os smartphones, enquanto 26% são visualizados em desktops.

No que se refere ao canal veiculado, 52% dos investimentos estão em redes sociais, 29% em ferramentas de buscas e 19% em publishers e verticais de informação. Em termos de formato, a liderança é dos vídeos (36%), seguidos por imagens (35%) e buscas (29%).

Varejo
O Digital AdSpend trouxe ainda que os setores líderes no investimento em mídia digital – comércio, serviços, mídia, financeiro e eletro – concentraram 58% dos investimentos realizados no ano passado.

Em alguns segmentos, a maior parte dos investimentos em mídia está concentrada nos meios digitais: em vestuário, por exemplo, 73% da verba publicitária se concentra na web, volume seguido de perto por eletro e informática (71% do total) e agropecuária (56%).

Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media, afirma que o estudo mostra que, por trás deste crescimento geral de 8%, há movimentos que considera distintos, tanto na comparação de compra direta versus a intermediada por agências quanto nas variações particulares de cada setor econômico.

"Estas particularidades nos mostram que, em um ambiente tão dinâmico como o da publicidade, ir além do olhar generalista para compreender o que há de único em cada segmento não é apenas recomendável, mas essencial para obter campanhas mais assertivas e que coloquem o consumidor no centro", disse.

(Crédito: Foto de Rahul Chakraborty na Unsplash)