Segundo a Warc, montante é quase 15% maior que o de 2023

O relatório Global Advertising Trends, publicado pela Warc, destaca que as plataformas sociais, além de dominarem o cenário da mídia global, exercem grande influência sobre a forma como as marcas atingem seus públicos.

De acordo com as previsões da Warc Media, a mídia social é agora o maior canal do mundo em termos de investimento em publicidade e deverá totalizar US$ 247,3 bilhões em 2024, um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior.

Dados da GWI mostram que o tempo gasto em plataformas sociais aumentou 50% desde 2014, passando de um consumo médio diário de 95 minutos para 152 minutos em 2024 e, de acordo com a data.ai, o número de usuários em todo o mundo nas plataformas sociais aumentou 169% desde 2014.

"Grande parte do sucesso da mídia social foi impulsionado pelo notável renascimento da Meta. No entanto, o domínio das mídias sociais sobre os orçamentos também pode ser visto na ascensão do TikTok e no retorno ao crescimento de dois dígitos da receita de anúncios no Snapchat e no Pinterest. No entanto, com esse domínio, surgem desafios como o aumento das cargas de publicidade em ambientes sociais e o impacto da IA no planejamento de mídia", afirma Alex Brownsell, diretor de conteúdo da Warc Media.

Segundo os dados do relatório, o Facebook e o Instagram cresceram mais de 20% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2024, e a previsão é de que a Meta obtenha US$ 155,6 bilhões em receita de anúncios este ano, representando uma participação de 63,0% nos gastos sociais globais. De acordo com a Warc Media, a Meta deverá ultrapassar a TV linear global em termos de gastos com publicidade em 2025.

A Warc Media também prevê que o TikTok ganhará US$ 23,1 bilhões em 2024. O aumento anual de 18,3% marca uma desaceleração significativa em relação à taxa de crescimento de 87,8% registrada no ano passado, apesar da introdução de novos formatos de anúncios de pesquisa e compras.

O Pinterest deverá ter um aumento anual de 17,3% na receita de anúncios em 2024, enquanto o Snapchat deverá crescer 13,7%. Esse forte crescimento de ambas as plataformas é atribuído a uma reorientação e inclinação para seus respectivos pontos fortes.

Ainda de acordo com o estudo, prevê-se que a receita de anúncios do X em 2024 diminuirá 6,4% globalmente e 5,1% nos EUA. No entanto, em comparação com a queda de 46,4% em 2023, isso marca uma estabilização para a plataforma de propriedade de Elon Musk, em grande parte devido aos gastos com anúncios políticos. No entanto, os profissionais de marketing continuam preocupados com a segurança da marca e com os problemas muito divulgados do X com bots.

Os gastos com publicidade em mídia social nos EUA devem chegar a US$ 75,6 bilhões este ano. O Facebook continua sendo o maior participante, com previsão de atingir US$ 36,3 bilhões, seguido pelo Instagram (US$ 21,3 bilhões) e pelo TikTok (US$ 10,1 bilhões). No Reino Unido, os gastos com publicidade em mídias sociais cresceram 15,6% em relação ao ano anterior, em 2023, e a previsão é de que cheguem a £ 8,8 bilhões em 2025, de acordo com o último Relatório de gastos da AA/Warc.

As principais plataformas sociais chinesas tiveram uma desaceleração na receita de anúncios desde 2021. No entanto, sinais de positividade estão surgindo: o aplicativo de compartilhamento de vídeos e fotos Xiaohongshu, com 312 milhões de MAUs na China, relatou seu primeiro lucro; e o Douyin, de propriedade da ByteDance, tem previsão de ganhar US$ 30,2 bilhões em receita de anúncios, US$ 7 bilhões a mais que o TikTok.

Mais de 70% dos consumidores nos mercados asiáticos, incluindo a Indonésia e as Filipinas, usam a mídia social em vários estágios de suas jornadas de compra. Os dados da GWI mostram que os usuários de mídia social na APAC têm 11,2% mais probabilidade do que a média global de comprar um produto ou serviço semanalmente devido ao endosso de um influenciador de mídia social.

(Crédito: Foto de dole777 na Unsplash)