Objetivos relatados estão em seis áreas, como Diversidade e Inclusão, Biodiversidade, entre outras

A Globo divulgou seu Relatório ESG 2023, que aponta avanços nas metas traçadas para 2030 em cada um dos seis compromissos públicos da companhia, que estão conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A emissora registrou marcos no impacto social de seu conteúdo. Pela primeira vez contou com protagonistas negros em todas as novelas inéditas em exibição na TV Globo; fez com que a Copa do Mundo Feminina de 2023 fosse a mais assistida da história, superando 64 milhões de pessoas alcançadas, com um número recorde de jogos transmitidos; e dedicou 99.127 minutos a reportagens de temas sociais e ambientais, o equivalente a quase 70 dias inteiros de programação apenas sobre esses assuntos.

Refletindo a diversidade da população brasileira, 72% das contratações no último ano foram de pessoas pertencentes aos quatro grupos sub-representados priorizados pela companhia: negros, mulheres, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. A meta é recrutar, no mínimo, 50% de mulheres e negros até 2030 – em 2023 essa proporção está em 46% para ambos os grupos.

Com o caso "Globo e a sua jornada de conscientização e criação da cultura da privacidade", a empresa conquistou o 2º lugar no prêmio SERPRO, que reconhece iniciativas de impacto em privacidade e proteção de dados pessoais. E, para garantir a proteção de propriedade intelectual, elaborou um plano estratégico de Segurança da Informação, que prevê o investimento de 211 milhões de reais no triênio 2023-2025.

O Relatório ESG 2023 também destaca a agenda ambiental da Globo no setor audiovisual brasileiro. Além de ser a única empresa do segmento a conquistar o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Emissões de GEE, pelo segundo ano consecutivo, a Globo implementou em 2023 o Guia Produções Verdes em 100% das produções dos Estúdios Globo. Isso significa que diversas etapas da produção seguem as melhores práticas sustentáveis do mercado. Foram mais de 700 ações planejadas pelas produções seguindo as recomendações do guia e mais de 60 reuniões e workshops com as equipes. A previsão é aplicar as mesmas práticas ao Esporte e Jornalismo ainda em 2024.

Destaques Relatório ESG 2023 Compromisso #1 – Impacto Social do Conteúdo

  • 99.127 minutos de matérias exibidas sobre temas sociais e ambientais e 8.674 matérias digitais publicadas
  • 11.484 minutos veiculados sobre educação
  • Aumento de 30% no número de transmissões de futebol feminino na TV Globo e no sportv em relação a 2022
  • Mais de 64 milhões de pessoas assistiram às transmissões da Copa do Mundo Feminina de 2023 na TV Globo e no sportv, o que faz da Copa de 2023 a mais assistida da história. Foram consumidos 1,9 bilhão de minutos de conteúdo sobre a competição em nossas plataformas
  • Em 2023, cedemos R$ 267 milhões em mídia para campanhas sociais e veiculamos o equivalente a R$ 524 milhões em campanhas sociais próprias da Globo

Compromisso #2 - D&I

  • 72% dos colaboradores recrutados em 2023 fazem parte dos grupos sub-representados. Mulheres: 46% / Negros: 46%
  • 79% dos estagiários efetivados em 2023 possuem um dos marcadores identitários priorizados pela Globo
  • Nos últimos 3 anos, 87% da liderança participou de treinamentos de diversidade e inclusão
  • Censo Globo: de 2020 para 2023, crescemos em dois públicos prioritários: mais 1.100 mulheres e 1.300 pessoas negras.
  • Em 2023, realizamos a 7ª edição do Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas (Lanani), em parceria com a FLUP, para promover o acesso de roteiristas negros e indígenas ao mercado audiovisual. Ao longo das edições, o Lanani já desenvolveu quase 200 roteiristas negros e indígenas.

Compromisso #3 – Desenvolvimento & Bem-estar dos colaboradores

  • Extensão do número de sessões de terapia na plataforma de saúde mental para todos os colaboradores de 13 para 52 sessões ao ano
  • Extensão para os pais do benefício de auxílio-creche ou babá, antes restrito às mães
  • 42% dos colaboradores participaram de ações de desenvolvimento socioambientais
  • Em 2023, alcançamos 77% dos colaboradores com nossas ações de aprendizagem e desenvolvimento, impactando 92% da liderança e 73% das equipes, havendo um consumo médio de 14,2 horas por colaborador
  • Em 2023, encerramos o primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gerentes, em parceria com a Fundação Dom Cabral, impactando 96% dos gerentes em mais de 360 horas de treinamento
  • Em 2023, lançamos o Programa de Transição para Coordenadores, em parceria com o Coppead. O programa alcançou 96% dos colaboradores elegíveis
  • Em 2023, terminamos o 1º ciclo do Programa de Mentoria da Globo, com três frentes: lideranças, mulheres e pessoas negras.

Compromisso #4 – Biodiversidade & Consciência ambiental

  • Lançamento e implementação do Guia de Produções Verdes, impactando 100% das produções dos Estúdios Globo e se estendendo por toda a cadeia de produção
  • 57.692 minutos de reportagens sobre temas ambientais exibidas em 2023, um aumento de 17% em relação a 2022.
  • 99,5% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis
  • Inauguração da nova usina de geração distribuída inaugurada em Minas Gerais, que atingiu uma geração estimada de 5.067.470 kWh e mais de 8.600 placas fotovoltaicas – o equivalente ao atendimento de aproximadamente 2.800 residências
  • Substituição de 73% das lâmpadas convencionais por LED.
  • Redução de aproximadamente 15% das emissões em 2023, comparado ao ano base de 2019
  • Redução de 37,7% para 17,4% de resíduos destinados a aterro sanitário
  • Parceria com a Reurbi, empresa especializada no descarte correto de computadores e outros equipamentos, gerou 67 toneladas de equipamentos eletrônicos reaproveitados em 2023

Compromisso #5 – Governança transparente & responsável

  • Início do Plano Estratégico da Segurança da Informação para o triênio 2023-2025, que prevê o investimento de R$ 211 milhões
  • Em busca de uma governança transparente, recebemos 1.047 denúncias na Ouvidoria, sendo 50% relacionadas ao Código de Ética – todas rigorosamente apuradas.
  • Com o caso "Globo e a sua jornada de conscientização e criação da cultura da privacidade", conquistamos o 2º lugar no prêmio SERPRO, que reconhece iniciativas de impacto em privacidade e proteção de dados pessoais.
  • O Centro de Operações Globo ajudou a bloquear 2.576 sites de transmissão ilegal de conteúdo

Compromisso #6 – Educação

  • Adesão como Embaixadores do Movimento Educa 2030 do Pacto Global da ONU
  • O Festival LED teve 286 mil participantes presenciais e online. Foram 76 atividades, 152 palestrantes (sendo 2 internacionais) e 36 talentos da Globo
  • Especial LED, programa exibido no horário nobre na TV Globo, alcançou 27 milhões de pessoas
  • 11.484 minutos de produção de conteúdo com foco em educação no jornalismo
  • Criação da Categoria Educação no Globoplay: 37 trilhos temáticos que totalizam 171 horas de programação em seis meses de projeto
  • Criança Esperança: em quase 40 anos, foram arrecadados R$ 445 milhões em doações que beneficiaram mais de seis mil projetos sociais, ajudando mais de 4 milhões de crianças e jovens em todo Brasil
  • A Globo apoia organizações da sociedade civil também por meio da destinação de impostos via incentivos fiscais. Em 2023, apoiamos mais de 20 projetos com cerca de R$ 4 milhões