Ano teve mais de mil projetos orçados, sendo que 495 foram realizados e exportados, gerando U$ 51 milhões

As exportações da indústria audiovisual publicitária traçou uma rota de recuperação nos últimos anos e, segundo os dados de Registro da Ancine e o novo levantamento feito pela FilmBrazil, o setor teve um crescimento de 50% em 2023, quando comparado com o ano anterior.

Segundo as informações das instituições, o número de projetos orçados em 2023 foi de 1.036, dos quais efetivamente 495 (47,7%) foram realizados e exportados, gerando um total de U$ 51,1 milhões em 2023, valor que supera o registrado em 2018, quando a exportação chegou a U$ 48,8 milhões.

"O ano passado representou um grande salto, ultrapassando os patamares pré-pandemia, algo que estávamos confiantes que aconteceria. E credito isso à retomada dos esforços de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil, somado à taxa cambial favorável, aos projetos internacionais e à maturidade internacional das nossas produtoras", afirmou Marianna Souza, presidente da APRO e gerente-executiva da FilmBrazil.

Marianna Souza é presidente da APRO e gerente-executiva da FilmBrazil (Divulgação)

Os dados também mostram que as cidades que mais produziram production service (serviço de produção) em 2023 foram São Paulo, com 25%, e Rio de Janeiro, com 16%. Já os países que mais importaram projetos brasileiros foram: EUA (21%), seguido do Reino Unido (10%). Na sequência, temos Argentina e Espanha (ambas com 6%).

"Agora, para 2024, nosso objetivo é dar continuidade a essas iniciativas para que continuemos a ter bons resultados. Inclusive, já começamos por aqui com a retomada do nosso Roadshow em Los Angeles. Esse que é um mercado extremamente estratégico para a nossa indústria, sendo o principal destino de exportação das produtoras associadas à FilmBrazil e os serviços de produção brasileiros, tanto que o levantamento de 2023 aponta que 21% de todo o volume exportado (de US$ 51,1 milhões) foi para os EUA. Além disso, já estamos visando ao D&AD, em Londres, nosso 2° maior principal mercado-alvo, que respondeu por 10% do total exportado", completou a executiva.