Iniciativa intitulada como 'Não mexe com as princesas' foi criada pela Africa Creative

A Vivo está dando continuidade nas suas ações voltadas à equidade de gênero nos jogos eletrônicos com o lançamento do movimento 'Não mexe com as princesas'.

O projeto surgiu como uma resposta ao problema de assédio na comunidade, que atinge mais da metade do público feminino global, afastando-as dos jogos e plataformas online.

A ação, criada pela Africa Creative, traz uma série de iniciativas incluindo o lançamento de uma música original e filtros de webcam inteligentes. A letra da canção traz a perspectiva das próprias princesas recontando suas histórias pelo ângulo da resistência a esse tipo de violência.

Já os filtros permitem que as gamers transformem sua aparência em avatares de princesas durante as partidas e transmissões ao vivo, para proteger suas identidades e privacidades.

"Com este movimento, não só queremos destacar a injustiça do assédio online, mas também equipar as mulheres gamers com as ferramentas necessárias para se protegerem e se expressarem livremente", afirmou Mariana Sá, co-CCO da Africa Creative.

Além disso, a Vivo ainda vai levar a ação para mapas especiais dentro de dois jogos importantes no cenário, Roblox e Fortnite, em que a música do projeto estará inserida no contexto das partidas. Para ampliar o alcance da conversa, a marca também vai enviar moletons com a frase do movimento 'Não mexe com as princesas' estampada para jogadoras divulgarem seu apoio à causa.

“Acreditamos que novos tempos pedem novas discussões e, quando vemos o dado alarmante de que 77% das mulheres gamers já sofreram algum tipo de abuso enquanto jogavam, entendemos que é preciso usar nossa força enquanto marca de tecnologia para ajudar a mudar essa realidade”, ressaltou Marina Daineze, diretora de marca da Vivo.