Você certamente conhece a expressão “last-click”. Trata-se do famoso modelo de atribuição utilizado pelo Google Analytics, que considera o último clique do cliente antes da compra como o mais importante de toda a jornada do consumidor.

A expressão ficou popularizada e parecia representar um caminho rápido para o sucesso. Afinal, nada melhor do que utilizar um critério tão popular para medir os resultados de uma ação de marketing, correto?

Acontece que esta abordagem está sendo substituída por uma visão mais holística da jornada do consumidor. No lugar dela, entre as empresas mais inovadoras em relacionamento com o consumidor, ganha espaço o papel evolutivo do SEO. Ele pode desbloquear o verdadeiro potencial do retorno sobre o investimento (ROI), através da análise profunda da jornada do cliente.

Desvendar o caráter estratégico do SEO não é simples, exige uma mudança de mentalidade. É preciso abandonar métricas convencionais na busca por oportunidades para aprimorar as estratégias capazes de colocar as ferramentas na vanguarda.

Vamos agora entender cada um destes aspectos, para, por fim, detalhar as ferramentas emergentes que estão capacitando os profissionais a obterem insights detalhados sobre a jornada do consumidor e seu impacto no ROI.

  1. O papel evolutivo do SEO
    Com o avanço da tecnologia, principalmente da inteligência artificial (IA), e o aumento dos canais digitais, a jornada tornou-se mais longa e complexa, envolvendo múltiplas interações em diferentes plataformas.

Reconhecer essa jornada é o diferencial para sair na frente – e é neste contexto que considerar o último clique de uma única interação bem-sucedida não faz mais sentido. Essa mudança na perspectiva do SEO é impulsionada pelo foco na experiência do usuário, pela integração de canais de marketing (omnichannel) e pela capacidade de analisar estes dados.

2. Desafios e oportunidades
Os profissionais de SEO, em sua maioria, ainda resistem a mudanças. Outro desafio que se coloca quando se trata de abandonar métricas convencionais é a falta de ferramentas ou tecnologia para acompanhar e analisar essas novas alternativas.

Esses desafios podem ser superados pelo investimento em treinamento de forma contínua, além da busca por ferramentas e tecnologias.

  1. Ferramentas de SEO na vanguarda
    Mas quais são as ferramentas tecnológicas emergentes essenciais para obter insights detalhados sobre a jornada do consumidor?
  • Google Analytics: para avaliar o comportamento do usuário;
  • Clarity e Hotjar: oferecem recursos de gravação de sessão, mapas de calor e análise de funis;
  • Rd Station, Hubspot e ActiveCampain: oferecem uma ampla gama de ferramentas de marketing, vendas e atendimento ao cliente, incluindo análise de funil de vendas e rastreamento de interações com o cliente;
  • Tableau: uma ferramenta de visualização de dados que pode ajudar a entender tendências e padrões na jornada do consumidor.

Essas ferramentas utilizam IA e machine learning para análises mais precisas, detecção de padrões e integração de dados de várias fontes. Elas oferecem dashboards interativos, relatórios personalizados e se adaptam às regulamentações de privacidade e ética na análise de dados.

  1. Perspectivas de especialistas
    A análise da jornada do consumidor estabelece uma base robusta para medir e analisar o desempenho do marketing, possibilitando uma avaliação precisa do ROI e a eficácia das estratégias de marketing.

A abordagem centrada na jornada do consumidor, com ferramentas integradas, pode elevar taxas de conversão, aprimorar a experiência do cliente, aumentar a retenção, construir uma base de dados robusta e, por fim, mas não menos importante, a antecipação de necessidades dos clientes.

Alex Ribeiro é cofundador da agência NEXX Brasil
aribeiro@nexxbrasil.com