Agência tirou o primeiro lugar que foi da BETC Havas em 2022; Artplan, WMcCann e EssenceMediaCom completam o top 5

Ranking do Cenp-Meios, divulgado na tarde desta quarta-feira (24), revelou as agências que mais investiram em compra de mídia em 2023: Mediabrands, BETC Havas, Artplan, WMcCann e EssenceMediaCom (Ex-Blinks Essence) são as cinco primeiras da lista.

O painel mensurou um aporte total de R$ 23,4 bilhões realizado ao longo do último ano, com 336 agências.

A Mediabrands tirou o primeiro lugar da BETC Havas de 2022 e assumiu a liderança do ranking. Para a lista de 2023, no entanto,  houve uma integração das informações coletadas das agências Mediabrands e Mullen Lowe, que passaram a atuar como uma única operação, Mediabrands.

O Cenp explica que as informações chegam ao sistema do entidade diretamente a partir  dos Pedidos de Inserções efetivamente executados pelas agências participantes, em nome dos seus clientes-anunciantes. O Fórum recebe os dados mensais totalizados das agências, sem qualquer indicação do anunciante que realizou o investimento ou para qual veículo foi destinado.

Além do total investido, o sistema tabula meio de comunicação, região e estados nos quais foram aplicados os recursos.

As 20 agências que mais investiram em mídia: 2023

  1. Mediabrands
  2. BETC Havas
  3. Artplan
  4. WMcCann
  5. EssenceMediaCom (Ex-Blinks Essence)
  6. Galeria
  7. AlmapBBDO
  8. Africa Creative
  9. Publicis
  10. VMLY&R (atual VML)
  11. Ogilvy
  12. Talent
  13. Wunderman Thompson (atual VML)
  14. Leo Burnett Tailor Made
  15. DPZ
  16. Suno United Creators
  17. Lew'Lara\TBWA
  18. Propeg
  19. Agência We
  20. Fbiz

(Crédito: Foto de Donny Jiang na Unsplash)