Brasil inscreveu 54 filmes, pegou oito shortlists e ganhou uma Prata

A VMLY&R ganhou Prata em Film Lions com “Buscapé. Back to the City of God”, único Leão do Brasil na categoria que é “o coração do festival”, disse Philip Thomas, chairman do Lions, durante o anúncio oficial dos vencedores, na manhã desta sexta-feira (23). O curta-metragem ganhou também o único Leão brasileiro em Film Craft.

Criado para Vivo e Motorola, o trabalho soma habilidades de talentos diversos. Em 2022, a produção de 14 minutos deu sequência à história do personagem principal de “Cidade de Deus” após 20 anos do lançamento do longa dirigido por Fernando Meirelles, um dos maiores sucessos do cinema nacional.

O personagem de Alexandre Rodrigues se torna fotojornalista e utiliza a conexão 5G da Vivo e o Motorola Edge 30 Ultra para iniciar uma investigação. A filmagem mobilizou uma equipe de 120 pessoas e 169 figurantes.

Exemplo de sinergia, o projeto obrigou o time da VMLY&R a superar formatos convencionais. “Não estávamos fazendo publicidade e sim um curta-metragem. Tivemos cartazes de filme, falamos com a imprensa cinematográfica e o lançamento foi no cinema. Esse trabalho só foi possível graças ao pensamento colaborativo”, ratifica Sleyman Khodor, CCO da agência.

A categoria Film Lions somou oito chances de Leão para o Brasil. De uma lista com 1.867 peças inscritas globalmente, 171 trabalhos foram selecionados e 49 ganharam prêmios. O Brasil inscreveu 54 campanhas. Bruno Bertelli, CEO global da Le Pub, global chief creative officer da Publicis Worldwide e chief creative officer da Publicis Itália, presidiu o júri.

A categoria distribuiu dois Grand Prix. Um deles foi entregue para a campanha “Relax, It´s Phone - R.I.P Leon”, da Apple para o iPhone 14. No filme, um homem manda uma mensagem avisando que o lagarto Leon está morto. Mas o sinal de envio do texto revive o animal e o protagonista se apressa em recuperar a mensagem antes que ela seja lida utilizando o recurso Messages Undo Send, do iOS 16.4.

A Adam & Eve, da DDB de Londres (Reino Unido) conquistou o outro Grand Prix, com o case "The Last Photo", para CALM (Campaign Against Living Miserably) e ITV, que luta pela prevenção de suicídios.

No total, foram 2.028 inscrições em 2022, quando dois Grand Prix foram entregues para “Super. Human”, da 4Creative, de Londres (Reino Unido), para a Channel 4; e “Escape from the Office”, da Sunnyvale (EUA) para a Apple.

As peças finalistas do Brasil em 2023 foram: “Just Another Night Out”, da Le Pub (Publicis) Milão, na Itália, e São Paulo, para Heineken, na subcategoria Food & Drink; “Pet Lies”, da David para da Pet Love na subcategoria Retail; “Carl Sagan's Message”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU no Brasil na subcategoria Not-for-profit Charity/Government; e “Stranger Things, Season 4 - Morse Code Trailer”, da Droga5/Accenture Song São Paulo e Nova York (EUA) com mídia da Wunderman Thompson Sao Paulo nas subcategorias TV/Cinema Film e Breakthrough on a Budget. O case foi desenvolvido para a Netflix.

“Buscapé. Back To The City Of God”, disputou a premiação nas subcategorias Screens & Events, Single-market Campaign e Cultural Insight.