Ativista da luta pela liberdade de imprensa nas Filipinas e vencedora do Nobel da Paz de 2021 receberá o prêmio no dia 21 de junho

O Festival de Cannes Lions anunciou que irá Maria Ressa, CEO da Rappler, representante da luta pela liberdade de imprensa nas Filipinas e vencedora do Nobel da Paz em 2021, com o Cannes LionHeart de 2024.

Maria irá se juntar com nomes como Yvon Chouinard, Malala Yousafzai, Al Gore, Bono e Paul Polman, que também já receberam o prêmio que celebra as pessoas que aproveitaram suas posições para fazerem uma diferença significativa e positiva no mundo.

"Estamos muito satisfeitos em homenagear Maria Ressa com um prêmio tão importante. Este reconhecimento sustenta a dedicação incansável para salvaguardar a liberdade de expressão, através de sua liderança notável no Rappler para combater a disseminação de desinformação. Maria tem sido fundamental na redefinição do jornalismo investigativo e seu trabalho é uma inspiração para todos nós", afirmou Simon Cook, CEO do Cannes Lions.

Ao longo de sua trajetória, Maria liderou a batalha pela democracia, sofreu constantes perseguições políticas e prisões por parte do governo Duterte. Em novembro de 2022, ela lançou o livro "How to Stand Up to a Dictator", que já foi traduzido para 20 idiomas.

“A tecnologia, violência e as guerras desafiam a nossa humanidade. O Cannes LionHeart nos lembra que a imaginação e a criatividade, junto com a empatia, são cruciais para que a gente consiga atravessar por esse período. Obrigado por reconhecer o trabalho da Rappler, onde continuamos a lutar contra as adversidades para ajudar a criar o mundo que queremos", celebrou a homenageada.

Ressa irá subir ao Palco Debussy na sexta-feira, 21 de junho, para fazer seu discurso e receber o prêmio.

(Crédito: Flickr)